quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Com duas horas de sono...

...depois de um dia que começou mal, a acordar às 8h, com frequência às 8:30. Atrasado, apanhei um táxi, depois de ir dos Anjos até ao topo da Estefânia à procura de um. Acabo por apanhar um táxi com um senhor já com alguma idade, a quem solicitei que seguisse o mais rápido possível. Nunca passou dos 60 km/h, mesmo no Viaduto Eng.º Duarte Pacheco, o que obviamente ainda me irritou mais.

Enfim, pelo meio deste dia consta por aí como acontecimento importantíssimo a mini-remodelação governamental, com a saída de Correia de Campos e Isabel Pires de Lima, substituídos por Ana Jorge e José António Pinto Ribeiro, nas pastas da Saúde e Cultura respectivamente, enquanto também o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais João Amaral Tomaz deixa vago o lugar que agora será ocupado por Carlos Manuel Baptista Lobo, advogado e assistente da Faculdade de Direito de Lisboa, que continua a ser uma espécie de grand école do regime.

Não me vou pôr com extensas análises ou comentários a esta remodelação ou especulação sobre pedidos de saída ou opções de Sócrates e afins considerações, até porque muito já se tem dito por vários blogs. Noto apenas que concordo plenamente com o Pedro Marques Lopes, e cá estaremos para ver o que vai acontecer nas legislativas de 2009.

Noto ainda que talvez esta remodelação tenha ficado aquém das expectativas de muitos, que anseiam pela saída de Mário Lino ou Manuel Pinho. Quanto a Mário Lino, é de admirar a forma como soube ultrapassar até agora a questão do aeroporto, depois de ter proferido algumas das frases mais desastrosas deste governo, assim à laia de um Renan Calheiros, ex-Presidente do Senado Brasileiro, que envolvido em escândalos de corrupção soube manipular o Senado para o absolver e ainda aguentou uma pressão brutal por parte dos meios de comunicação social e da sociedade em geral. Esta coisa de provar do poder é de facto inebriante e viciante, seja aqui seja onde for.

Noutro registo, quanto à queda do F-16, o Diplomata tem uma interessante nota.

Já que falamos de aviões, de notar também que um ONG britânica veio afirmar a ajuda de Portugal à CIA na transferência de 700 prisioneiros para Guantanamo.

Ainda por cá, com a mini-remodelação governamental passou meio despercebida a abertura do Ano Judicial onde Marinho Pinto se apresentou novamente com um discurso de agressividade quanto à temática da corrupção, desta feita centrado sobre os grupos económicos que andam de mãos dadas com o Estado.

Lá fora, quanto às primárias norte-americanas naquele que é um dos estados decisivos, a Florida, por esta altura as sondagens da CNN dão Giuliani em terceiro lugar, enquanto McCain é projectado como vencedor, e Romney em 2.º lugar. Do lado dos democratas, espera-se que Hillary vença sem problemas, com Obama em 2.º lugar.

Nenhum comentário: