quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Saramago finalmente porta-se à altura...

Em tempo de comemoração da Revolução Russa, e num dia em que tenho que apresentar na Universidade 45 anos de História sobre o Pacto de Varsóvia (infelizmente alguém escolheu a NATO antes de mim), lembrei-me de um desses comunistas que por aí andam, e decidi recuperar aqui um post originalmente escrito em Junho deste ano n’O Coliseu:

“Recordo-me do comentário de alguém que se intitula como "Toffee", ao post sobre a 77.ª Feira do Livro: "há sempre belas histórias na Feira do Livro... ".

Deleitávamo-nos eu e a Erida a passear agradavelmente por tão excelso evento cultural, que é sempre merecedor de um certo louvor, quando ouvimos a voz de uma simpática senhora que pelos altifalantes anunciava a presença do senhor José Saramago na Feira para uma sessão de autógrafos.

Poucos minutos antes havia a Erida adquirido a recentemente publicada obra do Senhor Professor Doutor António de Sousa Lara, que entretanto está esgotado: "O Terrorismo e a Ideologia do Ocidente".

Não preciso de recordar a ninguém a já célebre história, que se iniciou em 1992, quando o livro "Evangelho segundo Jesus Cristo" foi cortado da lista de concorrentes ao Prémio Literário Europeu.

Entretanto, Saramago prossegue a sua carreira literária, alternando entre a publicação de novas obras, a atribuição do Prémio Nobel, e comentários desprovidos de sentido em relação ao Senhor Professor. Culmina esta novela numa "reconciliação" entre o Estado Português, representado na altura pelo ex-Primeiro-Ministro, José Durão Barroso, num almoço em São Bento, corria o mês de Abril de 2004.

Bom...Eis que nos atinge um raio de simultânea genialidade e malícia. Impregnados de um certo sentimento de gozo, colocamo-nos na fila (onde só estavam pessoas com livros como "O Memorial do Convento", "Ensaio sobre a cegueira", "As intermitências da morte") para receber um autógrafo, ficando eu um pouco afastado, não fosse o senhor ter um acesso de fúria ainda maior e espancar alguém:


Erida: "Pode-me autografar este livro?".
Saramago: (Lê o nome do autor e resmunga) "O quê? António de Sousa Lara!? Nunca na vida!!!"
Erida: "Faça lá um pequeno comentário, com a sua assinatura..."
Saramago: "Como se chama?"
Erida: "Erida"
Saramago: (vermelho de raiva, escreve) "Para a Erida, que não tem culpa nenhuma, com simpatia, José Saramago"
Erida: (risos)
Saramago: (já espumando de raiva)"Esse homem não está preso?"
Erida: (orgulhosamente) "Não, é meu professor, e coordenador da minha licenciatura!"
Erida: "Muito obrigada e uma boa tarde
"Saramago: (grunhe) "Boa tarde"

Um comentário:

Ismenia disse...

Ok...que looool :XXX Esse homem nao esta preso? lol Saramago Saramaguinho....aprende a fazer pontuação filho... :P