sábado, 17 de novembro de 2007

Campo de Tiro em Serpa - de fait-divers a notíca séria

Notícia do dia, pelo menos para mim: se o novo aeroporto internacional de Lisboa for construído no que é hoje o Campo de Tiro de Alcochete, a Força Aéra poderá começar a usar como campo de tiro um "espaço deserto, com solos pobres, e onde as poucas actividades são a pastorícia e a cinegética" (sic SIC, a do Balsemão).

Ora aqui há uns tempos, tive oportunidade de abordar este assunto com alguém, diga-se, muito bem colocado para discutir o assunto, que dizia não haver possibilidade de outra zona do país poder ser utilizada como campo de tiro, devido à natureza dos solos muito própria que se exige para tal finalidade, e outro pormenores técnicos, que estou longe de dominar.

De referir ainda que o Campo de Tiro de Alcochete não é utilizado apenas pela FA Portuguesa, mas também pela de outros aliados, nomeadamente da NATO.

Se esta notícia tem ponta de credibilidade, não sei. O que sei é que Natureza não se confunde com deserto, nem a caça é uma actividade económica pouco lucrativa, mas dos jornalistas portugueses, já pouco se há de esperar.

O que sei também, é que não quero passar os meus fins-de-semana no Alentejo a ouvir o zumbido dos planadores da FA e estalinhos de carnaval. Apesar de tudo, o que "o Alentejo precisa é de emprego e desenvolvimento, e não de bombas"...

Termino, em favor da honestidade intelectual, admitindo que sou natural do concelho de Serpa, exilado em Lisboa.

4 comentários:

Hugo de Melo Palma disse...

Ó Samuel, porque é que esta porcaria não me aceita as linhas a separar os parágrafos?

Samuel de Paiva Pires disse...

É um bug da nova versão do blogger em certos templates, eu corrijo isso em html no post, não te preocupes! Também estou farto de andar às voltas com isso, cada vez que tento colocar imagens. E já agora, as notícias neste país cada vez mais deixam de ser notícias para passar a ser especulações e teorias da conspiração. Espero que não tenhas que ter o descanso dos teus fins-de-semana impossibilitado! Quanto a OTA ou Alcochete, entre pântanos e desertos, vamos lá ver no que isto dá...e sem esquecer o TGV...

Samuel de Paiva Pires disse...

Li a notícia na SIC Online, de onde destaco:
"A localização encontrada pela Força Aérea em avançada fase de estudo fica entre Serpa e Mértola"
Note-se, avançada fase de estudo...mas porque estaria numa avançada fase de estudo?Alguém ja terá a certeza que o Aeroporto ficará em Alcochete?Alguém já começou a pensar em possível especulação quanto a compra/venda de terrenos em Serpa e Mértola?Até que ponto é mesmo credível esta notícia?

bruno e.a. disse...

eu acho que andam a usar as estradas daqui (leia-se brasília) andam a ser usadas para esse mesmo fim.