segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Corrupção? Só do cafézinho...

O Procurador-Geral da República acha que Portugal não é um país de corruptos, mas afirma "É claro que há tráfico de influências, há a corrupção do `cafezinho` e o `tome lá uns euros para fazer andar`, num país com a burocracia que nós temos".

Deduzo então que se o Estado fosse mais eficaz em termos de competência (e já agora, menos "gordo" em número de funcionários) deixaríamos de ter corrupção. Sou só eu que acho que estou enganado?

Em países supostamente menos desenvolvidos, como o Brasil, casos de "corrupção do cafézinho" dão aso a impeachments e julgamentos como o mensalão. Claro está que muitos casos não são sequer denunciados. Mas então e Portugal não quer ser visto como país do "primeiro mundo"?

Saint-Exupéry ensinava que sobre escravos nada se constrói, mas parece-me que a demasiada liberdade que impera em Portugal também não tem frutificado para que todos saibamos viver em democracia, porque segundo o mesmo "Ser homem é precisamente ser responsável. É sentir, ao colocar sua pedra, que está contribuindo para construir o mundo."

Falta responsabilidade e maturidade a esta democracia para prosseguir a ideal res publica...

Nenhum comentário: